A terapia de ressincronização cardíaca (TRC) consiste na implantação de um dispositivo eletrônico, com função semelhante a um marca-passo , mas que também é programado para “ressincronizar” o batimento dos dois ventrículos, estimulando-os simultaneamente. Desta forma, a contratilidade do coração pode ser melhorada.

Quando indicamos um ressincronizador ou CRT?
A implantação de um TRC é uma decisão tomada em conjunto pela equipe multidisciplinar da Unidade de Cirurgia Cardíaca Dr. Rodríguez para tratar pacientes com insuficiência cardíaca, disfunção ventricular esquerda (diminuição da contratilidade ventricular esquerda) e dados que nos orientam porque há atraso na contração do ventrículo esquerdo em relação ao ventrículo direito e que vemos no eletrocardiograma.

Como é implantado?
O procedimento geralmente é feito sob anestesia local e se necessário pode ser com sedação. É feita uma incisão na área abaixo da clavícula esquerda e através da veia subclávia e/ou cefálica um ou mais “cabos” de eletrodos são inseridos na câmara do coração a ser estimulada (átrio, ventrículo direito). Ao contrário dos marcapassos, é necessário cateterizar o seio coronário (veia do coração), guiado por raios X, um guia é inserido em uma veia do ventrículo esquerdo e através deste guia é avançado um eletrodo que irá estimular o ventrículo esquerdo . Certos parâmetros eletrofisiológicos das derivações são verificados.

× Agendar Consulta