Um marca-passo é um pequeno dispositivo que é colocado (implantado) em seu peito para ajudar a controlar seus batimentos cardíacos. É usado para evitar que o coração bata muito devagar. A implantação de um marca-passo no tórax requer um procedimento cirúrgico.

O marca-passo também é chamado de dispositivo de estimulação cardíaca.

Tipos
Dependendo de sua condição, você pode estar equipado com um dos seguintes tipos de marca-passos.

Marca-passo de câmara única: Esse tipo de marca-passo geralmente leva impulsos elétricos para o ventrículo direito do coração.
Marca-passo de dupla câmara: Esse tipo de marca-passo transporta impulsos elétricos para o ventrículo direito e o átrio direito do coração para ajudar a cronometrar as contrações entre as duas câmaras.
Marca-passo biventricular: A estimulação biventricular, também chamada de terapia de ressincronização cardíaca, é para pessoas que têm insuficiência cardíaca e problemas de batimentos cardíacos. Este tipo de marca-passo estimula ambas as câmaras inferiores do coração (ventrículos direito e esquerdo) para que o coração bata de forma mais eficiente.

Por que serve?
Um marca-passo é implantado para ajudar a controlar os batimentos cardíacos. Seu médico pode recomendar um marca-passo temporário quando você tiver um batimento cardíaco lento (bradicardia) após um ataque cardíaco, cirurgia ou overdose de medicamentos, mas, caso contrário, espera-se que seu batimento cardíaco se recupere. Um marca-passo pode ser implantado permanentemente para corrigir batimentos cardíacos lentos ou irregulares crônicos ou para ajudar a tratar a insuficiência cardíaca.

× Agendar Consulta